Especialidades

OS NOSSOS SERVIÇOS

Implantologia

É a área da medicina dentária que se dedica á substituição dos dentes por implantes dentários (“raízes artificiais”) com o objectivo de estes suportarem uma coroa ou prótese, ficando a reabilitação totalmente ou parcialmente fixa e com isto mais confortável para o paciente. 

Aparelhos/Ortodontia

É a especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção, correcção de más posições dentárias e dos maxilares.
Este tipo de tratamento permite o alinhamento dentário e com isso facilitar a estética, a higiene, a diminuição do risco de cáries e problemas gengivais, além da melhoria da função mastigatória, mantendo a articulação dos maxilares estável.

Dentisteria

Dentisteria consiste no tratamento das lesões de cárie dentária através da sua restauração.

Prótese fixa

É uma área que tem por função reabilitar dentes naturais ou implantes .
No caso dos dentes, este tipo de prótese é aconselhada quando os dentes naturais estão muito fragilizados ou com alteração de cor e pretende melhorar a estética ou aumentar a sua resistência. 

Cirurgia Oral

Esta especialidade inclui um vasto leque de tratamentos cirúrgicos da cavidade oral (extracções dentárias, remoção de quistos, cirurgias periodontais, lesões periapicais…)

Todos os tratamentos cirúrgicos são efectuados sem dor e os pós-operatórios são, em regra geral, favoráveis.

Endodontia

É a parte da medicina dentária que se dedica às patologias da polpa dentária, mais vulgarmente conhecida por “nervo do dente”.

Quando ocorre necrose ou inflamação irreversível da polpa dentária, a única forma de manter o dente é através do tratamento endodôntico, popularmente chamado de desvitalização.

Odontopediatria

A Odontopediatria é a área da medicina dentária que se dedica ao tratamento de crianças e adolescentes.

Os dentes decíduos (“dentes de leite “), apesar de temporários são tão importantes como os dentes definitivos. Mantêm o espaço e o alinhamento para os dentes definitivos, além da função estética que é fundamental para o desenvolvimento da auto-estima da criança.

A maioria das cáries em crianças são de desenvolvimento rápido e surgem por dificuldade na higiene oral, daí a importância do seguimento periódico pelo Médico Dentista, com a finalidade da prevenção (selante de fissuras) ou caso existam cáries, que sejam tratadas numa fase mais precoce possível, uma vez que não tratadas poderão levar à dor de dentes ou a abcessos e infecções dentárias, podendo prejudicar a saúde dos dentes definitivos e das próprias crianças.

Selante de fissuras é uma espécie de verniz que por norma contém flúor e que é aplicado nas fissuras dos dentes, tornando a sua superfície mais lisa, permitindo uma higiene mais fácil.

Oclusão

A oclusão é a área da Medicina Dentária que estuda e intervém no modo como os maxilares e dentes de relacionam entre si e com as estruturas anexas (articulação temporo mandibular, ligamentos e músculos).

Quando existe uma alteração na dinâmica entre os maxilares superiores e inferiores podem verificar-se desequilíbrios patológicos (disfunção temporo mandibular) que pode muitas vezes levar a dor na articulação temporo mandibular, desgastes nos dentes, dores de cabeça dores de ouvidos, dificuldade na movimentação do maxilar inferior e alteração de postura.

Branqueamento dentário

O Branqueamento dentário é um tratamento simples que por si só pode melhorar muito a estética sem danificar os dentes.

Diversos factores como a idade, o tabaco, o café, vinho tinto, chá, refrigerantes levam com o tempo ao escurecimento dos dentes.

O Branqueamento pode ser feito em casa ( o paciente através de uma moldeira aplica um gel branqueador sobre os dentes durante 1 a 2 semanas e pode ser feito no consultório ( é aplicado um gel de maior concentração durante uma única consulta).